dcsimg

O novo programa de diamante
Soluções para problemas


Cortar com diamante

Cortes subelevados
Cortes subelevados

A base do disco por baixo do segmento desgasta-se rapidamente. Tal pode conduzir à perda do segmento.

Primeira causa possível:
A camada por baixo do material a processar é muito abrasiva.

Medidas preventivas:
efetue um corte em camadas. Para tal, processe primeiro a camada superior com um disco para betão e passe para um disco de corte de diamante abrasivo para processar o material de base.

Segunda causa possível:
o disco de corte foi utilizado para cortar um material demasiado abrasivo.

Medidas preventivas:
utilize um disco apropriado para o respetivo material. Para tal, siga as recomendações de utilização contidas na embalagem ou consulte as recomendações do produto. Os discos de corte de diamante da Bosch para asfalto têm, p. ex., segmentos especiais de proteção, para evitar um corte subelevado.

Vitrificação dos segmentos de diamante
Vitrificação dos segmentos de diamante

A liga dos diamantes é demasiado dura e não se desgasta com a rapidez suficiente para libertar diamantes novos e afiados. O disco de corte de diamante gasta-se.

Causa possível:
é possível que o disco de corte de diamante selecionado não seja adequado para o material a processar, pois o material é demasiado duro.

Medidas preventivas:
selecione um disco de corte apropriado para o respetivo material. Para materiais duros ou materiais muito duros, recomendamos a utilização de discos de corte de diamante com uma liga macia, como por exemplo o Bosch Stone. A curto prazo, pode ser útil reafiar (corte breve em material muito abrasivo).

Desgaste geral excessivo do segmento
Desgaste geral excessivo do segmento

A liga dos diamantes é demasiado macia e desgasta-se com muita rapidez. Isto leva a que diamantes que ainda cortem sejam libertados precocemente.

Causa possível:
é possível que o disco de corte de diamante não seja adequado para o material a processar, pois o material é demasiado abrasivo.

Medidas preventivas:
selecione um disco de corte apropriado para o respetivo material. Para materiais abrasivos recomendamos a utilização de discos de corte com uma liga dura, como por exemplo o Bosch Abrasive.

Desgaste excessivo do segmento nos lados
Desgaste excessivo do segmento nos lados

O disco de corte de diamante foi colocado na junta da serra com inclinação excessiva.

Causa possível:
houve uma tentativa de cortar curvas ou o disco foi utilizado para lixar, mas o mesmo só pode ser utilizado para cortar. Se não se verificou uma utilização incorreta, inspecione o encaixe ou o disco de corte de diamante.

Coloração na base do disco e na lâmina do segmento
Coloração na base do disco e na lâmina do segmento

O disco de corte de diamante foi sobreaquecido, o que diminui a respetiva durabilidade.

Primeira causa possível:
não se deu a pausa necessária para arrefecimento ou a carga no disco de corte de diamante é demasiado grande.

Medidas preventivas:
Não pressione com demasiada força, mas apure a velocidade de avanço de forma intuitiva. O peso da máquina serve de força de pressão.

Segunda causa possível:durante os trabalhos que requeiram a aspiração de líquidos a água de refrigeração utilizada foi nula ou insuficiente.

Para cada aplicação o acessório adequado

O novo programa de diamante

Aqui encontra o programa completo composto por mais de 200 produtos

O novo programa de diamante

Ir para o início da página

Conheça a Bosch Acessórios: um site que reúne os melhores e mais avançados acessórios para as suas ferramentas elétricas profissionais. Aqui, você encontra equipamentos inovadores, potentes e de alta tecnologia, que facilitam e aperfeiçoam ao máximo os seus trabalhos em diversos materiais, como concreto, metal e madeira. Tudo isso para que você possa perfurar, serrar, lixar, polir, cortar, aparafusar, cinzelar, frisar, escovar e atingir resultados inovadores em qualquer tarefa. É realmente profissional. É realmente Bosch.


Privacidade


© Robert Bosch GmbH